3 dicas de como deixar seus pacientes mais confortáveis durante as consultas médicas

Hoje em dia, você deve concordar que existe um item que exige muita atenção quando o assunto é a prestação de serviços por empresas ou profissionais, independentemente de suas áreas de atuação. Estamos falando sobre a qualidade do atendimento realizado.
E quando focamos no ramo da saúde e em um dos serviços principais de atuação dos médicos – as consultas -, pensamos nos fatores que podem influenciar a percepção dos clientes com relação a sua qualidade. Um deles é a maneira como cada uma das pessoas se sente no momento em que está sendo consultada por algum médico.
Sentir-se bem em algum local ou com alguém é parte essencial para a formação de percepção sobre algum tipo de serviço. Com certeza, os pacientes que se sentem mais confortáveis nestas situações terão uma maior probabilidade de voltar para uma reconsulta com o profissional ou indica-lo para pessoas conhecidas, não é mesmo?
Portanto, é essencial que você aprimore a forma como você atende seus pacientes para que eles se sintam cada vez mais confortáveis no momento da consulta. E você sabia que existem algumas ações que podem influenciar esta percepção? Continue lendo o texto e confira algumas dicas de como fazer isso.

Invista na pontualidade e em um ambiente agradável

Você deve conhecer algumas clínicas e consultórios médicos que, infelizmente, possuem a “má fama” por não atenderem seus pacientes no horário agendado. Além disso, estes mesmos locais são conhecidos também por não terem uma estrutura adequada para que os pacientes aguardem enquanto não são chamados.
Portanto, antes de tudo, garanta que todos os seus pacientes sejam atendidos no horário e que eles tenham onde ficar, confortavelmente, enquanto aguardam pela consulta. Esperar pelo atendimento em um local agradável e confortável, por um curto período, irá fazer com que o seu paciente tenha o contato com você de forma mais calma e tranquila, sentindo-se melhor para realizar a consulta.

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Evite termos técnicos

Você não quer que seus pacientes saiam de uma consulta com dúvidas e anseios, não é mesmo? Então, atente-se para não utilizar tantos termos técnicos para explicar procedimentos, exames, diagnósticos ou, até mesmo, doenças e seus tratamentos.
O não entendimento pelo o que está sendo falado e explicado sobre a saúde do seu paciente pode gerar desconforto e dúvidas. Ao invés de tranquiliza-lo você poderá deixa-lo mais ansioso por alguma situação. É indicado utilizar expressões simples e em tom de voz moderado, além disso, tenha paciência para tirar dúvidas e repetir as informações já passadas.

Converse e escute seu paciente

Uma boa maneira de aliviar a tensão antes de uma consulta é puxar assuntos com o seu paciente. “Quebre o gelo” e faça perguntas sobre o seu dia a dia, sua profissão e seus familiares. Cumprimente-o pelo nome, sorria e olhe-o sempre nos olhos enquanto estiver falando. Isto transmitirá confiança e o sentimento de que você se importa com o seu paciente.
Além disso, é muito importante que você se dedique para escutar todos os anseios, queixas e dúvidas de quem está sendo atendido. Demonstrar interesse e escutar com atenção o que está sendo falado deixará seu paciente mais tranquilo e confiante com relação ao seu trabalho.
Estas são algumas dicas que podem tornar a sua consulta um momento mais confortável para os seus pacientes. Que tal agora conferir o que você precisa fazer para ser um médico de sucesso? Clique aqui e veja como!

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