Dor de dente: veja como aliviar o incômodo e o que o sintoma pode significar

Há quem diga que a dor de dente é uma das piores que podemos sentir. Em alguns casos, ela pode irradiar para a cabeça, aumentando a sensação de incômodo e, muitas vezes, provocando enjoos e tonturas.
Os motivos para as dores são os mais variados. Em muitas situações, é a tão conhecida cárie, que, conforme evolui, corrói o esmalte do dente até chegar na parte interna da gengiva, causando fortes dores. Problema no canal também pode gerar dores.
Outra causa é a retração da gengiva, que, na maioria das vezes, ocorre quando os dentes são escovados com muita força, expondo a região da raiz. Até mesmo uma comida presa no dente, alguma pancada na boca, bruxismo (quando se range ou aperta os dentes) e o nascimento do siso podem gerar dor.
Além disso, há as chamadas doenças periodontais, que afetam desde a gengiva até o osso que envolve o dente. Elas possuem diversos estágios: gengivite, periodontite e periodontite avançada.

Como aliviar a dor de dente?

Há algumas técnicas que podem ajudar a aliviar as dores de dente. A maioria delas, claro, passa por uma boa higiene bucal e o cuidado constante com os dentes.
No entanto, é essencial procurar um(a) especialista para identificar o que está causando incômodo e iniciar um tratamento adequado. Separamos algumas dicas.

1) Usar fio dental e escovar os dentes

Como já falamos, a comida presa entre os dentes é uma das causas das dores. Por isso, é essencial passar o fio dental para retirar restos de alimento, que podem deixar a região inflamada e dolorida.
Depois, escove bem os dentes. Mas com cuidado, evitando o uso de força, já que a intensidade excessiva pode também causar problemas.

Fale como um especialista


O Centro Odontológico Sorria Ilha é um Centro Médico com diversos especialistas e procedimentos, preparada para oferecer sempre o melhor atendimento aos seus pacientes.

Marcar uma consulta.

 

h3>2) Fazer bochechos com água com sal
Encha um copo com água e dilua uma colher de chá de sal. Depois, faça bochechos de 30 segundos a cada uma hora. Cuide para não engolir a água.
Os bochechos com a substância vão ajudar a limpar a boca. Isso também ajuda a combater microorganismos que podem estar provocando as dores.

3) Fazer bochechos com chá de macela e própolis

Mais um bochecho que promete aliviar suas dores. Dessa vez, use macela e própolis. A macela tem propriedade calmante e anti-inflamatória. Já o própolis ajuda na cicatrização, além de ter ação antibacteriana. Por isso, a combinação é indicada por aliviar dores e ainda limpar o local inflamado.
Faça um chá de macela em uma xícara e adicione cinco gotas de própolis. O ideal é que o bochecho seja realizado duas vezes ao dia.

4) Aplicar cravo-da-índia

Lendo assim parece uma dica meio estranha, né? Mas o óleo do cravo-da-índia tem propriedades analgésicas e anti bacterianas. Assim, ajuda a aliviar a dor e a combater a infecção.
O uso é bem simples: basta colocar duas gotas do óleo no dente inflamado. Caso o dente fique mais para o fundo da boca, você pode utilizar um cotonete. O ideal é aplicar o óleo três vezes ao dia.

5) Fazer compressas de gelo

Não é apenas em contusões no braço, perna ou joelho que o gelo tem ação anti-inflamatória. Ele ajuda a aliviar também a dor de dente.
Use-o próximo à região dolorida por 15 minutos.

Procure um especialista

Caso a dor persista, você pode usar remédios analgésicos e anti-inflamatórios para minimizá-la. Mas lembre-se de que dor, via de regra, é o corpo indicando que algo não está bem.
Além das visitas periódicas à(ao) dentista, é importante que você busque a ajuda especializada em caso de dores. Medicamentos podem ajudar, mas também podem encobrir os sintomas, enquanto o problema permanece e, até, piora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *