Dor de garganta no verão? Saiba o que pode estar causando o problema

No inverno, as pessoas costumam cuidar mais da saúde, devido à constância de resfriados e gripes. Mas diferente do que a maioria pensa, verão não é sinônimo de imunidade alta. Até a estação mais quente do ano exige cuidados com a saúde, principalmente com a garganta.
As dores de garganta são bem comuns durante o verão. Isso porque há muita variação de temperatura. E não é pelo clima, mas, sim, pelo ar-condicionado.

Variação de temperatura

Nessa época do ano, residências, escritórios, restaurantes e shoppings, normalmente, estão com o ar-condicionado ligado em uma temperatura mais amena, por volta dos 20ºC. O valor é bem diferente do da rua, que costuma ultrapassar os 30ºC.
Essa variação de temperatura tende a causar irritações na garganta, dores no corpo e até febre. Isso porque com a mudança do tempo a imunidade fica mais frágil, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.
Ar seco, garganta seca
 
O ar-condicionado também é o “vilão” do verão por outro motivo. O equipamento deixa o ambiente mais seco, uma vez que altera a umidade do ar para variar a temperatura do ambiente.
O ar mais seco desidrata a mucosa, o que deixa a garganta seca e influencia no desenvolvimento de infecções. Por isso, tome sempre muita água.

Praia e piscina

Não é só o ar-condicionado que mexe com a garganta. Praia e piscina também podem causar desconforto, principalmente em crianças.
O motivo da irritação, mais uma vez, é a diferença de temperatura, só que aqui ela vem da variação da água para o ambiente. Ao sair da piscina ou do mar, por exemplo, pequenas e pequenos costumam sentir frio.

Principais infecções da garganta no verão

Diversas infecções na garganta podem ser desenvolvidas durante o verão. Separamos as que são mais comuns.

Gripe ou resfriado

Além de dor de garganta, a gripe e resfriado podem ter como sintoma tosse, febre, dores musculares e de cabeça e cansaço.
Laringite
Laringite é a inflamação das cordas vocais. Os principais sintomas são tosse e rouquidão.

Faringite

Faringite é a inflamação da faringe. Provoca dor para engolir e falar.

Amigdalite

Amigdalite é a inflamação das amígdalas. Além da dor de garganta, pode causar dificuldade para engolir (disfagia) e febre.

Faringoamigdalite

Faringoamigdalite infecção da faringe e da amígdala. Normalmente, provoca dor de garganta, disfagia, linfadenopatia (inflamação nos gânglios linfáticos) cervical e febre.

Outras causas não patológicas

Além de inflamações, a garganta também pode ficar irritada pela poluição do ar, consumo excessivo de álcool e pelo cigarro.

Como prevenir a dor de garganta

Algumas medidas adotadas no verão podem ajudar a prevenir a dor de garganta. Separamos algumas dicas, que podem ajudar:

  • Beba bastante água;
  • Tome banho na temperatura ambiente;
  • Evite ficar com biquíni, maiô, sunga ou calção molhados por muito tempo;
  • Evite permanecer em ambientes com ar-condicionado por muito tempo;
  • Cuide o horário de exposição ao sol, pois o clima seco pode desidratar a mucosa da garganta.

Como aliviar as dores

Algumas medidas ajudam a aliviar a dor de garganta. No entanto, elas não tratam possíveis doença. Sempre que sentir algum desconforto, procure um especialista que irá indicar o melhor tipo de tratamento.

  • Pastilhas de menta, hortelã, eucalipto ou gengibre refrescam a garganta e aumentam a produção de saliva, evitando que a garganta fique seca. 
  • Sprays de própolis funcionam como analgésicos temporários;
  • A água hidrata e diminui a sensação de garganta seca, o que reduz a dor;
  • Colocar sobre o pescoço um pano molhado em uma mistura de álcool e água. O álcool começa a evaporar e emitir calor, provocando a sensação de alívio e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *