Beach tennis: dicas para prevenir lesões
Esporte que vem atraindo cada vez mais adeptos, o beach tennis (ou tênis de praia) é uma excelente atividade para manter o corpo ativo, deixar o estresse de lado e também interagir com os amigos. O esporte também gera um alto gasto calórico, fator importante para quem busca perda de peso.
Apesar de benéfica para a saúde, a prática do beach tennis exige alguns cuidados. Como geralmente é realizada em terreno irregular, na areia, a atividade demanda um esforço redobrado do corpo.
Os movimentos de arranque e de contato com o chão após um salto, por exemplo, podem ocasionar lesões e sobrecarga nos músculos e nas articulações.
As regiões que podem sofrer lesões durante o beach tennis incluem joelhos, pés, tornozelos, ombros e cotovelos. No caso dos membros inferiores, por exemplo, a prática pode acarretar entorses (quando ocorre o estiramento ou rompimento de ligamentos, que ligam as articulações aos ossos). Já os membros superiores podem ser afetados, por exemplo, por tendinite (uma inflamação ou irritação de um tendão).
Para entender mais sobre o assunto, clique aqui.
Este conteúdo foi elaborado pelo Dr. Bruno Pavei, ortopedista especializado em joelho, que atua na cidade de Criciúma (SC).
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo.