Alergias na pele de bebês: veja principais causas e como prevenir

Com a pele mais fina e sensível, o bebê está mais suscetível a alergias. As irritações na pele podem ser causadas pelo calor, sol, tecidos e até alimentos e se apresentam como manchas avermelhadas.

São alergias comuns, e a maioria das crianças desenvolve alguma delas em algum período da vida. Não há motivos para preocupações, mas é indicado consultar um pediatra o quanto antes para saber as causas da irritação.

No verão, por exemplo, por causa do calor, é comum o aparecimento de brotoejas, bolinhas vermelhas que provocam muita coceira. Elas são causadas pelo entupimento das glândulas sudoríparas.

Em alguns casos, a alergia pode alterar a textura da pele. Além das manchas, a maioria das irritações provoca também coceiras, que acabam incomodando muito os pequenos e as pequenas.

Como ocorre a alergia

As alergias são desencadeadas quando o sistema imunológico do bebê reage de forma extrema a alguma substância. Às vezes, a alergia não está só na pele e se manifesta também através de espirros e tosses.

Mas é preciso cuidado: muitas vezes simples irritações são tratadas como alergias. É comum, por exemplo, alguns bebês terem desconforto e apresentarem algumas “bolinhas” e vermelhidão na região do bumbum. Esse não é um caso de alergia propriamente dito, mas sim uma irritação devido à amônia, substância presente na urina que agride a pele sensível do bebê.

Principais causas

Veja a seguir quais as principais causas de alergias em bebês.

Calor

O calor excessivo pode levar ao abafamento dos poros e causar alergias, principalmente brotoejas. Nesse caso, o calor pode ser devido ao verão, à exposição ao sol, mas também ao uso excessivo de roupas.

As brotoejas são bolinhas vermelhas que podem surgir no pescoço, braços e pernas. São mais comuns nas articulações (braço e atrás dos joelhos, por exemplo) e causam bastante coceira.

Tecidos

Tecidos de lã, sintéticos, náilon ou flanela são os que causam mais alergias em bebês, porque impedem a pele de respirar adequadamente. Por isso, especialistas indicam que os pequenos e as pequenas devem usar roupas exclusivamente de algodão.

Agentes químicos

Shampoos, cremes hidratantes, sabonetes e talco podem causar irritação na pele sensível do bebê. Sempre que usar algum desses produtos, preste atenção em como a pele do bebê reage a eles. Caso apresente alguma vermelhidão, o indicado é buscar outro produto.

Alimentos

A reação alérgica do bebê causada por alimentos se manifesta, normalmente, em manchas vermelhas. Elas tendem a aparecer após a ingestão da comida.

Sintomas

Segundo pediatras, os principais sintomas de que seu bebê pode estar com uma alergia são:

  • Manchas vermelhas na pele;
  • Pequenas bolhas ou caroços;
  • Coceira;
  • Pele áspera, úmida, seca ou escamosa.

Tratamento

Quando perceber essas irritações na pele do bebê, leve-o ao pediatra. No consultório, o médico ou a médica normalmente consegue diagnosticar a doença apenas analisando visivelmente a pele da criança.

Normalmente, o tratamento indicado para as alergias é o uso de medicamentos anti-histamínicos ou corticoides. É possível também aplicar pomadas com corticoides próprias para a alergia de pele, além de um hidratante.

Os medicamentos farão com que a coceira cesse quase que imediatamente e com que as manchas desapareçam. Contudo, é importante pesquisar para descobrir qual a causa da alergia, para evitar novos casos.

Você também pode usar receitas caseiras para ajudar a aliviar a coceira.

One thought on “Alergias na pele de bebês: veja principais causas e como prevenir

  • 02/12/2020 em 20:29
    Permalink

    Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
    🙂

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *