Dicas caseiras para aliviar a coceira das alergias em bebês

Calor, comida, tecidos, shampoo. Essas são algumas das causas das alergias em bebês. Além das manchas vermelhas, essas reações costumam trazer muita coceira, incomodando os pequenos e as pequenas.
Mas, além de consultar a(o) pediatra e seguir as recomendações médicas, é possível ajudar a aliviar esse desconforto. As dicas e receitas a seguir são simples e não interferem com outros cursos de tratamento.

Mistura com melão, pepino e agrião

Ingredientes:

250 gramas de melão
50 gramas de pepino
20 gramas de agrião

Como fazer:

Lave bem todos os ingredientes e coloque no liquidificador. Depois de processada, a mistura deve ser colocada sobre a pele do bebê por 15 minutos. Na sequência, retire com água e sabão hipoalergênico e seque bem. A coceira irá aliviar quase que instantaneamente.

Compressa de camomila

Com propriedade anti-inflamatória e calmante, a camomila é indicada por pediatras para tratar problemas como brotoeja, pois diminui o vermelhidão.

Ingredientes:

20 a 30 g de flores frescas ou secas de camomila;
500 ml de água fervente;
Pano

Converse com uma especialista

A Dra. Mariana Mangilli de Menezes​ é alergista e imunologista e atende em Criciúma, sul de Santa Catarina. Fez residência em Clínica Médica no Hospital Nossa Senhora da Conceição e em Alergia e Imunologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre-RS. Além de atuar como médica também é professora  do curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e professora da Liga Acadêmica de Imunologia e Alergia da UNESC.
> Marque uma consulta aqui.

Como fazer:

Como se fosse fazer um chá, coloque as folhas de camomila na água quente e deixe por 15 minutos. Depois, coe as folhas. Ensope o pano com o chá e faça a compressa na parte da pele do bebê que foi atingida. As compressas podem ser aplicadas conforme a necessidade.

Gel de babosa

A babosa é conhecida por ser cicatrizante, hidratante e anti-inflamatória. Assim, ajuda a nutrir a pele e aliviar a coceira.

Ingredientes:

2 folhas de babosa
Toalha

Como fazer:

Corte as folhas de babosa ao meio e retire, com uma colher, o gel de dentro da folha. Reserve o gel em um recipiente. Umedeça a toalha com o gel e passe nas regiões com brotoeja. O gel pode ser usado três vezes ao dia.

Água de aveia

Assim como os outros ingredientes, a aveia também tem propriedades calmantes e protetoras da pele, sendo indicada para tratar a brotoeja.

Ingredientes:

25 g de aveia
1 litro de água fria

Como fazer:

Misture os ingredientes e reserve. Dê banho no(a) bebê (com sabonete adequado para o tipo de pele e alergia) e depois troque a água da banheira e acrescente a mistura na água nova. Deixe a criança por cerca de dois minutos dentro da banheira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *