Pasta de dente clareadora funciona?
Ela não faz milagre, mas a pasta de dente clareadora ajuda, sim, a manter os dentes mais claros. E é, inclusive, um item indispensável para quem quer ter dentes mais brancos.
O produto, no entanto, apenas consegue remover as manchas da superfície do dente. Isso significa que a pasta clareadora ajuda a manter a cor original da dentição – que varia, segundo uma escala chamada Vita, do amarelo, castanho, cinza e até cinza acastanhado.
Vale lembrar, também, que a pasta não tem o efeito de um clareamento feito em um consultório dentário. Ou seja, ela não limpa profundamente os dentes, já que age apenas no esmalte (a parte externa do dente).
Como funciona a pasta clareadora
A pasta clareadora tem partículas mais abrasivas do que as das pastas convencionais, por isso limpa com mais eficiência. A ação remove pigmentos depositados por café, nicotina e suco de uva, por exemplo.
Dessa forma, os dentes manchados superficialmente ficam mais claros após o uso do produto. Além disso, o produto consegue remover a placa bacteriana.
Como utilizar a paste de dente clareadora
Se quiser manter a cor original de seus dentes, é preciso utilizar a pasta clareadora todos os dias. Especialistas também indicam apostar em uma escova com cerdas macias, que auxiliam na remoção de manchas e realizam o polimento da superfície do dente.
o entanto, não se engane. Não adianta apenas usar a pasta clareadora se os agentes causadores das manchas não forem removidos. Os principais agentes são café, suco de uva, nicotina e álcool.
Contraindicações
De praxe, qualquer adulto pode utilizar a pasta dental clareadora. No entanto, há algumas contraindicações, por isso é importante que antes de começar a usar o produto, você procure um(a) dentista.
Pessoas que apresentam recessão gengival, sensibilidade dentária ou ainda desmineralização do esmalte devem evitar o produto.
Tipos de clareamento
A pasta de dente clareadora ajuda apenas a limpar as manchas superficiais dos dentes. No entanto, caso você queira manter os dentes limpos e brancos por mais tempo, especialistas indicam outros processos de clareamento.
Clareamento caseiro
Apesar do nome, o processo de clareamento caseiro é realizado com acompanhamento da dentista ou do dentista. Isso porque a(o) profissional precisa produzir uma placa móvel para a boca do paciente.
Nessa placa, será aplicado o gel clareador, que deve ser utilizado conforme indicação da(o) especialista. O uso em excesso tem contraindicações.
Clareamento a laser
No clareamento a laser se utiliza o mesmo gel, contudo o produto é aplicado por um aparelho de laser. O processo é feito pela(o) dentista em até cinco sessões.
Independente do tipo de clareamento, é importante cuidar da escovação, principalmente após consumir alimentos que escurecem, mancham ou amarelam os dentes. Além da higiene, escovar os dentes ajuda a manter seu sorriso sempre bonito.