Infarto: quais os fatores de risco?
Também chamado de ataque cardíaco, o infarto do miocárdio é caracterizado pela morte de células de parte do músculo do coração. Essa morte ocorre quando um coágulo se forma na região e interrompe o fluxo do sangue, que deveria levar nutrientes e oxigênio até o coração.
O problema é resultado de uma série de eventos acumulados ao longo dos anos, mas geralmente está ligado a placas de gordura e outras substâncias que se formam nas paredes das artérias.
Fatores de risco do infarto
Os fatores de risco do infarto são:
- Hipertensão
- Colesterol alto
- Tabagismo
- Obesidade
- Estresse
- Diabetes (pessoas com diabetes têm duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto).
- Histórico familiar (pacientes com familiares próximos com histórico de infarto também têm mais chance de desenvolver a doença).
Sintomas do infarto
A dor no peito é o principal sintoma do infarto. O desconforto pode atingir também as costas, o braço esquerdo e o rosto. Além disso, o paciente pode apresentar dificuldade de respirar, suor, náusea e vômito.
Clique aqui e confira mais informações sobre o infarto.
Este conteúdo foi elaborado pela equipe do Doutor Coração, um centro especializado em prevenção, diagnóstico e tratamento em cardiologia, localizado em Porto Alegre (RS). Você pode acessar o conteúdo completo gratuitamente clicando no link acima.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.