Quais as causas da lesão de LCA?

A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (ou LCA, na sigla) é um dos problemas mais comuns que acometem o joelho. Essa lesão costuma ocorrer em atletas e pessoas que praticam exercícios físicos de impacto, como o futebol, ou até durante atividades cotidianas.

O que é LCA?

O ligamento cruzado anterior é uma estrutura que fica dentro do joelho e que liga o fêmur (osso da coxa) a tíbia (osso da perna). A função dessa engrenagem é dar estabilidade ao joelho durante a rotação, conferindo mobilidade a ele. Quando essa estrutura é rompida, essa função fica comprometida.

As causas

A lesão de LCA ocorre frequentemente após um trauma torcional do joelho, em uma prática esportiva, quando o corpo gira e o pé permanece fixo no chão. Entretanto, pode acontecer quando há uma mudança rápida de direção, a redução da velocidade durante uma corrida, o apoio incorreto dos pés depois de um pulo ou salto ou até mesmo uma colisão que gere impacto durante um jogo.

Para entender as formas de prevenção e tratamento, clique aqui.

Este conteúdo foi elaborado pelo Dr. Bruno Pavei, ortopedista especializado em joelho, que atua na cidade de Criciúma (SC).

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.