O que você precisa saber sobre sinusite
Problema comum em pessoas de diversas idades, a sinusite é uma inflamação. Está relacionada à mucosa dos seios da face, a região formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
Essa secreção dos seios da face é permanente, porém, imperceptível, a não ser em casos de processos infecciosos ou alérgicos, que provocam a inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes, dando origem à sinusite.
Tipos de sinusite
As sinusites podem ser agudas e crônicas.
No caso da sinusite aguda, a patologia costuma causar dor de cabeça na região do seio da face, e pode ser forte, pontadas ou pulsações.
Quando o paciente tem sinusite aguda surge a obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, acompanhada de sangue. Também podem causar febre, cansaço, coriza, dores musculares e ainda, perda de apetite.
Para a sinusite crônica, os sintomas são similares, porém, podem ter menor intensidade.
O que ambos os tipos têm em comum é a presença da tosse, principalmente em “acessos” ou “ataques”, como sintoma preponderante, especialmente à noite.
Para entender mais sobre este assunto, clique aqui.
Este conteúdo foi elaborado pela Dra. Ane Trento Búrigo, otorrinolaringologista de Criciúma (SC). Você pode acessar o conteúdo completo gratuitamente clicando no link acima.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.