Próstata Aumentada: entenda o que é e como prevenir

Você já ouviu falar sobre próstata aumentada? Ao contrário do que muitos pensam, a “próstata aumentada” não é um tipo de câncer. A hiperplasia benigna da próstata reflete um aumento benigno do tamanho da próstata, atingindo homens especialmente a partir dos 40 anos. A glândula, que geralmente tem o tamanho de um caroço de pêssego, quando prejudicada, pode ficar tão grande quanto uma bola de tênis.

Este aumento faz que a uretra seja comprimida, diminuindo o calibre e dificultando ou até mesmo impedindo a passagem da urina. Assim, com a urina estagnada, podem surgir infecções ou cálculos renais.

Causas da próstata aumentada

Não existe uma causa exata para a doença, mas acredita-se que o motivo seja o resultado das alterações hormonais que o organismo masculino sofre ao longo dos anos. Além disso, fatores como histórico familiar, alterações genéticas e níveis mais elevados de hormônios também podem influenciar no surgimento da hiperplasia.

Leia o conteúdo completo clicando aqui.

Este conteúdo foi elaborado pelo Dr. Rafael Malta, médico urologista com atendimento no bairro Bela Vista, em São Paulo. Você pode acessar o conteúdo completo gratuitamente clicando no link acima.


As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.