Quais os principais sintomas da endometriose?

A endometriose é uma inflamação, provocada por células do endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero. No caso da doença, essas células, em vez de serem expelidas, têm acesso aos ovários ou na cavidade abdominal.

Por ser uma patologia que não tem causa aparente, também pode ser assintomática. Porém, alguns sintomas podem ser observados no ciclo menstrual e em diferentes rotinas da mulher, tais como:

  • Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação
  • Dor durante as relações sexuais
  • Dificuldade para engravidar e infertilidade
  • Sangramento menstrual intenso ou irregular

Para um diagnóstico da endometriose, a ginecologista deve ser consultada para a realização de exames clínicos, laboratoriais e de imagem.

Se você sente muitas dores durante sua menstruação, percebe sangramento além do regular no ciclo e observar outros sintomas, agende sua consulta para iniciar o tratamento o quanto antes.

Esse conteúdo foi criado originalmente para a Dra Joana Barata, médica ginecologista e obstetra na Clínica Unitta, em São Joaquim/RS. Clique aqui e saiba mais.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.