O que é Síndrome de Brugada?

A Síndrome de Brugada é uma condição hereditária que provoca alterações na condução elétrica do coração. Apesar de ser uma doença rara, é um problema grave que exige atenção.

A Síndrome de Brugada consiste na alteração da atividade do coração, causando sintomas como tontura, desmaios e dificuldades para respirar, sendo mais comum em homens. Apesar de não possuir cura, a Síndrome de Brugada pode ser tratada, geralmente com o uso de um implante cardiodesfibrilador.

 
Diagnóstico

A consulta com um médico cardiologista é fundamental, para que seja feito um eletrocardiograma, que pode identificar os sintomas. Também podem ser feitos exames genéticos para verificar se o paciente é um portador da mutação responsável.

Apesar de não ter sintomas específicos, crises de tonturas e desmaios são um sinal de alerta, assim como quadros graves de arritmia (batimentos mais lentos ou mais rápidos, fora do ritmo).

A partir da consulta com o cardiologista, será medida a atividade elétrica do coração no ECG, com perfis determinados para verificar a suspeita. Também o médico poderá fazer outros testes ou aconselhamento genético.

Clique aqui e confira mais informações sobre a Síndrome de Brugada.

Este conteúdo foi elaborado pela equipe do Doutor Coração, um centro especializado em prevenção, diagnóstico e tratamento em cardiologia, localizado em Porto Alegre (RS). Você pode acessar o conteúdo completo gratuitamente clicando no link acima.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.