Prevenção

Como evitar a sarcopenia?

Você pode não conhecer o nome, mas já deve ter visto algum conhecido ou familiar com esse problema. A Sarcopenia é um problema muito comum na população idosa. A condição é caracterizada pela perda generalizada e progressiva de força e massa muscular, mesmo em pessoas saudáveis. As estimativas indicam que mais de 50 milhões de pessoas no mundo tenham essa patologia.


Causas

A sarcopenia é causada pelo envelhecimento. Além disso, fatores como o sedentarismo, a redução da produção de hormônios e a perda de massa são outros causadores.

Por que a Sarcopenia atinge os idosos?

A fragilidade é uma condição fisiológica dos idosos, pois a fraqueza muscular e a redução de atividades físicas funcionam de forma gradual. Além disso, após a chegada da terceira idade, a desnutrição com proteínas, o aumento de mediadores inflamatórios e diferentes doenças vão atingindo mais essa classe da população.

A Sarcopenia considera o desequilíbrio entre degradação e síntese de proteínas, o que vai diminuindo a massa muscular, e pode afetar a coordenação motora, a mobilidade e autonomia dos pacientes idosos. Mudanças hormonais com a queda nos níveis de produção também atingem esse tipo de população, considerando também a perda de neurônios que estimulam o músculo e resistência à insulina.

Clique aqui e saiba como é realizado o diagnóstico, tratamento e formas de prevenção do problema.

Este conteúdo foi elaborado pelo Dr. Bruno Pavei, médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho, de Criciúma (SC). Você pode acessar o conteúdo completo gratuitamente clicando no link acima.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *