Como é a cirurgia de Lesão de Menisco?

Apesar de ser uma das estruturas mais importantes do joelho, o menisco também é a causa mais comum de dores no local em pacientes. Frequente em atletas, a lesão de menisco é geralmente causada por um impacto no joelho ou na perna, que pode ocorrer durante atividades físicas ou ao levantar peso de forma excessiva, por exemplo.

Os meniscos são fibrocartilagens que ficam localizadas no joelho e tem como principais funções amortecer impacto e auxiliar no encaixe do fêmur com a tíbia. Eles também são importantes para a estabilização do joelho.

Como é a cirurgia para lesão de menisco?

Uma das técnicas mais comuns para o tratamento da lesão de menisco é a artroscopia. No procedimento, o médico faz uma pequena incisão na pele do paciente. Nesse ponto, é inserido um dispositivo com uma câmera na ponta, que irá transmitir as imagens internas para o cirurgião. Em outro ponto da pele, é realizado outro corte, onde são inseridas as ferramentas para a cirurgia. Com a ajuda dessas imagens, o médico consegue localizar a lesão e realizar os reparos necessários.

Para entender as formas de prevenção e tratamento, clique aqui.

Este conteúdo foi elaborado pelo Dr. Bruno Pavei, ortopedista especializado em joelho, que atua na cidade de Criciúma (SC).

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.