Confira 6 dicas para o bebê dormir a noite toda

O pesadelo de mães e pais é uma noite mal dormida do bebê – ou até, várias noites. Nos primeiros meses de vida, é comum a criança acordar diversas vezes por motivos variados: cólica, fome, frio, calor.

Por isso, elencamos seis técnicas indicadas por especialistas que podem ajudar a sua pequena ou o seu pequeno a ter uma noite tranquila. E não esqueça que a principal dica dos pediatras para que o bebê descanse bem é dormir no próprio berço. Nada de por ele, na sua cama, viu?

1) Crie uma rotina

Desde o primeiro dia, crie uma rotina com o bebê. Algo simples, que o deixe relaxado, para que associe esses “passos” ao momento de dormir. Um banho quente, um colo, uma história ou uma música, não interessa. O importante é que você crie uma atmosfera de descanso e repita todas as noites. Assim, ela ou ele vai saber que é hora de dormir.

2) Coloque o bebê pra dormir na hora certa

Faz parte da rotina, mas é tão importante que merece destaque. Coloque o bebê para dormir na hora certa. Pediatras indicam que bebês vão para cama entre as 19h e as 19h30, já que o sono mais profundo é entre 20h e meia-noite. Caso o bebê vá para a cama mais tarde, ele vai lutar contra o sono e ficar mais resistente. Além disso, não dormirá o suficiente, o que pode fazer com que acorde mais vezes durante a noite.

3) Dê conforto

Alguns bebês dormem mais facilmente quando estão mais confortáveis. Por isso, um edredom, um bicho de pelúcia, uma fralda de pano e até uma camiseta com o seu cheiro podem ajudar. No entanto, em casos de bichos de pelúcia ou bonecos, é preciso ter cuidado com o tamanho: o ideal é que não seja nem pequeno demais, nem muito grande, para não machucar a criança. Além disso, o brinquedo precisa ser lavável – senão pode virar foco de ácaros e provocar sintomas de rinite e bronquite.

4) Prepare o ambiente

Para ter uma noite mais tranquila e dormir por mais tempo, o ambiente precisa estar adaptado. Deixe o quarto à meia luz durante o dia, e no escuro – ou com pouca luminosidade – durante a noite. A temperatura também precisa estar adequada, o ideal é que esteja em 24 graus. O uso de canções de ninar ou os músicas com sons de chuva, ondas do mar e até do útero podem ajudar o bebê a relaxar e assim dormir tranquilamente.

5) Gastar energia durante o dia

Para poder descansar e ter uma boa noite de sono, o bebê precisa gastar energia. É importante que ela ou ele brinque e se divirta ao longo do dia. Contudo, esse cansaço precisa ser físico e não só por falta de uma soneca durante o dia. A ideia não é estimular o bebê para que se canse, mas sim dar liberdade para brincar e se divertir. Assim, ele mesmo vai desenvolver o cansaço saudável e natural.

6) Descanso à tarde

Os bebês precisam em média de 10 a 14 horas de sono. Esse período inclui a soneca da tarde que, caso não seja realizada, pode desencadear uma noite mal dormida. Então separe um momento da tarde, pode ser após o almoço, para que ela ou ele possa descansar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *