Raio-X dá câncer?
O raio-X é um exame por imagem que ajudou, e muito, no avanço da Medicina. O procedimento pode apontar de um osso quebrado a até mesmo um tumor.
Mas ao mesmo tempo em que auxilia profissionais da saúde a diagnosticar doenças, a radiação também pode ser prejudicial ao corpo humano. Especialistas destacam, no entanto, que não se deve evitar o exame, e sim fazê-lo apenas se indicado por um médico.
Radiação cumulativa
Mas afinal, raio-X dá câncer? A resposta é: sim e não. Explicamos: pode dar, mas apenas se feito em excesso e fora das recomendações médicas. Ou seja, você precisaria ter um aparelho de raio-x em casa, por exemplo, e utilizar o aparelho como se fosse um brinquedo. Algo que dificilmente estaria disponível pra você, certo?
Se o exame for feito em grande quantidade e repetitivamente, ele pode alterar o DNA das células. É essa alteração de DNA que pode levar, sim, ao desenvolvimento do câncer.
Isso ocorre porque a radiação é cumulativa, ou seja, ela entra e não sai mais. Assim, é importante não apenas seguir as indicações da médica ou do médico que pede o raio X, mas também da equipe que realiza o exame.
As partes mais sensíveis à radiação são olhos, tireoide, medula óssea e o sistema reprodutor. Fique sempre atento aos cuidados que podem ajudar a proteger as partes mais sensíveis do corpo: use aventais de chumbo, protetores de gônadas e protetores de tireoide fornecidos pelo laboratório em que você vai realizar o raio-x.
Grávidas devem evitar o exame?
Quem nunca ouviu alguém dizendo que mulheres gestantes não podem, em hipótese alguma, ser submetidas à radiação para não afetar o bebê? Isso é um mito da Medicina.
Se necessário, as grávidas podem, sim, se submeter a radiografias, desde que a região do útero fique protegida com as vestimentas revestidas de chumbo. É o equipamento de proteção que vai evitar que a radiação chegue ao bebê.
Além disso, cabe à(ao) médica(o) avaliar a situação. Deve-se pesar se o risco de realizar o exame é menor do que o risco de não diagnosticar corretamente qualquer problema que também possa comprometer a saúde da mãe e do bebê.
Nessa avaliação, é consenso entre médicos que, por mais necessário que seja o exame, nos primeiros três meses de gravidez a exposição aos raios é desaconselhada.
Ressonância magnética e ultrassom têm radiação?
Nem ressonância magnética, nem ultrassom emitem radiação. É por isso que, em alguns casos, esses exames são usados em substituição ao raio X.
A ressonância magnética forma imagens através da emissão de um campo magnético. Mas não radioativo.
O ultrassom, por sua vez, captura imagens através da reflexão de ondas acústicas — imperceptíveis ao ouvido humano. Portanto, apesar do “visual” preto e branco, que talvez lembre o do raio X, esse exame não utiliza radiação.
Como funciona o raio X?
A ferramenta do raio X foi descoberta em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Röntgen. De lá para cá o exame avançou muito e se tornou bem menos nocivo ao corpo humano.
Os aparelhos de raio X são como máquinas fotográficas, mas em vez de usar a luz, a chapa forma a imagem a partir dos raios X. A radiação também é formada por ondas magnéticas, como a luz, porém o raio X tem mais energia. É por isso que a radiação é capaz de penetrar em vários “materiais” com diferentes intensidades.
Assim, a radiografia permite a médicas e médicos distinguir músculos, gorduras e ossos. Cada uma dessas “partes” do corpo absorve a radiação em níveis diferentes.
Como se preparar para o raio-X?
Não é necessário nenhum preparo especial antes do exame.
Quem é responsável por fazer o exame?
As radiografias são feitas por um técnico em radiologia. No momento do exame, o responsável solicitará que você retire todos os objetos metálicos, como brincos, piercings, correntes – pois esses objetos podem interferir na imagem.
Dependendo da região do corpo, o raio-X pode ser feito com paciente deitado(a), em pé ou sentado(a). O tempo de exposição à radiação é rápida, apenas alguns segundos. O que pode demorar um pouco mais é a radiografia de tórax, que é feita em duas partes: antero-posterior e latero-lateral)
Duração do Exame
O exame de raio-X dura de 5 a 10 minutos, contando o tempo de preparação.