10 dicas para não engordar nas festa de fim de ano

São tantos compromissos sociais nesta reta final de ano, que sempre acabamos nos passando na comida e na bebida e o resultado, é claro, vem na balança. Mas, afinal, como conseguir manter a vida saudável e não ganhar alguns quilinhos a mais com as festas de fim de ano da firma, dos amigos de longo data e da família?

Foi esse grande dilema – que todo o ano atinge a maioria das pessoas – que pesquisadores das universidades de Birmingham e Loughborough, ambas no Reino Unido, tentaram desvendar. Eles reuniram 272 voluntários, que foram divididos em dois grupos. Um deles recebeu orientações para se pesar duas vezes por semana e 10 dicas para manter o peso nesse dezembro de mil e um compromissos. Já o outro grupo só foi orientado a manter o estilo de vida saudável.

Os resultados da pesquisa mostraram que os que receberam as dicas conseguiram, inclusive, emagrecer. Em média, eles tiveram 0,49 quilos a menos do que os outros voluntários. Já aqueles que não receberam as dicas, engordaram.

A líder do estudo, Frances Mason, disse ao site da universidade de Birmingham, que só no dia de Natal, uma pessoa pode consumir cerca de seis mil calorias – três vezes a recomendação diária. Por isso é importante cuidar da alimentação também nessa época do ano.

Confira as dicas dos pesquisadores

1) Mantenha sua rotina alimentar

Tente manter os horários e o número de refeições. Seu corpo já está acostumado a isso então mesmo que consumindo algumas calorias a mais, a chance de não engordar mantendo a rotina é grande.

2) Reduza a gordura

As opções de comidas são sempre variadas nessa época. Não é preciso deixar de comer, mas escolha alimentos com menos gordura, como carnes magras.

3) Caminhe

O exercício sempre ajuda. Então caminhe: a dica é dar 10 mil passos por dia. Caso não goste de caminhar, faça algum exercício do seu gosto, como andar de bicicleta.

4) Carregue lanches saudáveis

O grande segredo de manter uma alimentação saudável é se programar. Então carregue sempre frutas, iogurtes ou outro alimento saudável de seu gosto. Assim, você não estará com muita fome e conseguirá controlar as quanitdades das demais refeições.

5) Leia rótulos

Não acredite apenas na propaganda da embalagem dos alimentos. Leia atentamente os ingredientes e foque nos níveis de açúcar e gordura na hora de fazer as compras.

6) Cuide as porções

Temos a tendência de comer tudo o que está no prato, então sirva-se em porções reduzidas. O único prato que pode estar cheio é o da salada. E, é claro, pense antes de repetir e só faça isso caso ainda esteja realmente com fome.

7) Levante-se

Fique em pé por 10 minutos a cada hora que passar sentado. Isso ajuda no funcionamento do metabolismo.

8) Cuide os drinks

Os drinks – como caipirinhas – vêm sempre acompanhados de açúcar. Então evite esse tipo de bebida. É óbvio que o preferível é sempre tomar água ou suco de frutas. Mas como sabemos que os brindes nessa época são comuns, procure sempre tomar algo que não contenha açúcar.

As bebidas alcoólicas devem se limitar a uma dose para mulheres e duas para homens a cada dia.

9) Foco na comida

Coma devagar e saboreie os alimentos. Assim você se sentirá saciado mais rápido. E nada de comer assistindo TV, viu?  Normalmente, ao assistir alguma série ou filme, a gente tende a comer mais e nem percebe.

10) Regra dos cinco

Coma, pelo menos, cinco porções de frutas e vegetais por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *