Conheça o tratamento contra câncer que conquistou o Nobel de Medicina
Pesquisas relacionadas à imunoterapia como tratamento contra o câncer garantiram o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2018 aos imunologistas James P. Allison, dos Estados Unidos, e Tasuku Honjo, do Japão. Os vencedores, anunciados dia 1º de outubro, descobriram medicamentos que desmascaram o tumor e fazem com que o próprio sistema imunológico ataque a doença.
Segundo o Comitê do Nobel do Instituto Karolinska, na Suécia, a descoberta é o quarto pilar no tratamento contra o câncer – junto com quimioterapia, cirurgia e radioterapia. E, apesar dos efeitos colaterais, apresenta resultados eficazes, inclusive em casos em que a doença está em estágio avançado.
Câncer “camuflado”
Separadamente, os médicos desenvolveram pesquisas sobre proteínas produzidas por tumores que paralisam o sistema imunológico do paciente. A CTLA-4 e a PD-1 escondem as célula cancerígenas, que conseguem crescer e se multiplicar no organismo sem que o sistema imunológico as perceba como ameaça.
James P. Allison, professor e presidente de imunologia no Centro de Câncer MD Anderson da Universidade do Texas, criou um anticorpo que se liga à proteína CTLA-4 e impede que ela seja ativada. O resultado é que o corpo consegue reconhecer a célula cancerígena e combatê-la.
Tasuku Honjo, professor de imunologia da Universidade de Kyoto (Japão), descobriu a proteína PD-1, que também funciona como freio para os tumores. Entre os medicamentos comercializados que agem contra o sistema do PD-1 estão o nivolumabe e o pembrolizumabe, aprovados em 2014. Esse tratamento tem menos efeitos colaterais do que a terapia anti-CTLA-4.
Terapias e doenças
Os estudos levaram à criação de medicamentos que “desligam” essas proteínas, para que o próprio corpo lute contra a doença e combata as células do câncer. A técnica já comprovou sua efetividade em tratamentos contra diversos tipos de câncer, como o melanoma, o de pulmão e o de rim.
A imunoterapia é cada vez mais utilizada para tratamento dos mais variados tipos de câncer. Além disso, pode ser usada em combinação com outras terapias, reduzindo a mortalidade.
Esses medicamentos servem para qualquer tipo de cancer de pulmao?
Parabéns !!!!
Existem pessoas especiais , que realmente se engajam na cura das doenças buscando sempre novas perspectivas e tratamentos inovadores
Deus os abençoe
Tenho 76 anos e a 3anos fiz cirurgia pra extrair um karcinoma mas este ano tive uma recidiva então fiz nova cirurgia e m agosto mas desta vez os médicos nao recomendaram a quimioterapia e radioterapia . Gostaria de saber se eu me encaixo neste novo tratamento obgd
Deus seja louvado. Meu filho de 22 anos musicista, luta bravamente contra um sarcoma desmoplásico de abdomê celulas pequenas redondas e azuis. Câncer raro. Podes me ajudar? Ele inicia em dois dias um tratamento com Pazopanibe. Ganho através de liminar judicial.