O que é massagem terapêutica? Conheça a técnica e seus benefícios
Além de relaxar e promover o bem estar físico e mental, algumas técnicas de massoterapia também possuem funções específicas para ajudar a melhorar a saúde. É o caso de massagem terapêutica, que como o próprio nome já diz tem o propósito de ajudar no tratamento de dores e doenças, além de também promover o bem estar físico e mental.
Embora as demais técnicas de massagens também ajudem na melhora de quadros clínicos, a massagem terapêutica se diferencia por se concentrar na parte do corpo que necessita de tratamento. Ou seja, esse procedimento é indicado para o tratamento de alguma situação clínica, sintoma ou até mesmo alguma doença.
Como é feita?
A massagem terapêutica se caracteriza por ser realizada de forma personalizada, conforme o resultado que o paciente pretende atingir. Dessa forma, o procedimento é realizado de forma diferente para cada pessoa.
Ao analisar o caso individualmente, o(a) profissional capacitado(a), no caso o(a) massoterapeuta, definirá os movimentos e duração da massagem conforme a necessidade do paciente.
De modo geral, a massagem terapêutica consiste na aplicação pressão nos músculos e em tecidos moles, o que pode ser feito com as mãos ou com instrumentos. Existem diversas variações da técnica, como shiatsu, sueco e pressão profunda dos tecidos.
Benefícios
O principal benefício da massagem terapêutica é melhorar dores e desconfortos. É por isso que ela é indicada como terapia de apoio no tratamento de diversas doenças como asma, insônia, dores nas costas e ligamentares, fibromialgias, enxaquecas, entre outras.
Além das doenças físicas, essa técnica de massagem também auxilia no tratamento de doenças mentais como estresse, ansiedade e depressão. Isso porque a ela é capaz de reduzir os níveis de cortisol (o hormônio do stress) e aumentar a produção de serotonina e endorfina (os hormônios do prazer), diminuindo a frequência cardíaca, a ansiedade e a hipertensão arterial.
Outro benefício da massagem terapêutica é a sua capacidade de restaurar o equilíbrio muscular e postural, aumentar a circulação sanguínea e melhorar a nutrição dos tecidos. Ou seja, promover o bem-estar físico e mental, podendo assim também ser indicada como tratamento preventivo à diversos problemas de saúde.
Quem pode fazer?
Por se tratar de uma técnica de massagem personalizada e que muitas vezes envolve somente a área do corpo que necessita de tratamento, a massagem terapêutica pode ser realizada pela maioria das pessoas.
Pessoas de todas as idades e condições físicas podem se beneficiar com o procedimento, até mesmo gestantes, pessoas com deficiências e que se encontram em tratamentos médicos.
No entanto, é recomendado que pacientes nessas condições consultem o médico antes de optar pela técnica, a fim de verificar se possuem algum tipo de contraindicação.
Procure um profissional capacitado
Para garantir que a massagem terapêutica seja realizada de forma segura e eficaz é fundamental procurar um(a) massoterapeuta. Além de avaliar as suas condições físicas e indicar o melhor procedimento, esse profissional conhece todas as manobras e como aplicá-las adequadamente para chegar aos resultados esperados.