Por que precisamos falar sobre o câncer de próstata?

A campanha Novembro azul é uma mobilização importante, que acontece mundialmente. O objetivo da ação é conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde, principalmente sobre o câncer de próstata, doença que representa a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil.

É preciso falar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de próstata, já que os índices são altos: 42 homens morrem em decorrência da doença no mundo diariamente. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano surgem 65.840 novos casos da doença.

Por isso, é importante falar sobre o assunto e esclarecer dúvidas:

O que é a próstata?
A próstata é uma glândula com cerca de 20 gramas de peso, parecida com uma castanha. Fica abaixo da bexiga, e ajuda a produzir o sêmen, juntamente com as vesículas seminais. Faz parte, portanto, do sistema reprodutor masculino.

Como saber se tenho câncer de próstata?
No início da doença, não existem sintomas claros, por isso, os exames preventivos anuais são importantes.

Leia o texto completo clicando aqui.

Este conteúdo foi elaborado pelo Dr. Rafael Malta, médico urologista com atendimento no bairro Bela Vista, em São Paulo. Você pode acessar o conteúdo completo gratuitamente clicando no link acima.


As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *