Veja 3 dicas para se manter hidratado no verão

Os termômetros das principais cidades brasileiras já começaram a marcar números acima dos 25°C. Que calorão! Nessa estação do ano, as temperaturas mais elevadas exigem hidratação redobrada: por dentro e por fora.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é preciso aumentar a ingestão de líquidos no verão. Também é recomendado aplicar, todos os dias, um bom hidratante, para ajudar a manter a quantidade adequada de água na pele.
Além de água, suco de frutas e água de coco, alguns alimentos, que tem alto teor de água, também ajudam na hidratação. E por que não uma comida dois-em-um? Há alimentos que também cuidam da pele, ajudando a prevenir danos causados pelo sol.

Desidratação é coisa séria

Apesar de não ser difícil se manter hidratada(o), é comum as pessoas deixarem de lado esses cuidados básicos, devido à correria do dia a dia. Mas o assunto exige atenção, pois desidratação é coisa séria e pode ter como sintomas desde pele ressecada até desmaios e vômitos.
Especialistas classificam a desidratação em três níveis: leve, moderada e grave. Em cada uma dessas fases, há sintomas específicos.
No nível leve, os sinais são a boca e a pele secas, o que muita gente acha normal, mas não é. Às vezes, só tomar um copo da água ajuda a se recompor.
A desidratação moderada inclui dor de cabeça, sonolência, tontura ou fadiga. A dica é tomar água e água de coco a cada meia hora para se recuperar.
Já na desidratação grave os sintomas são pele fria, respiração pesada e câimbras musculares. Vertigens, vômitos e desmaios também caracterizam o nível extremo do problema. Nesses casos, é indicado procurar um hospital, para tomar soro na veia.
Confira algumas dicas para manter a hidratação.

1) Alimentos ricos em água

Alguns alimentos ajudam a manter a hidratação, uma vez que têm alto teor de água e fibra em sua composição, somados ao baixo índice de carboidratos. Aposte em frutas e legumes, além de carnes grelhadas.
Esses alimentos ajudam a manter o corpo, evitando os sintomas leves a graves mencionados antes. E, de novo, são comidas com ação dois-em-um, pois também previnem doenças e adiam os sinais de envelhecimento.

2) Alimentos que contêm carotenoides

Cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba vão ajudar a proteger a pele. Isso porque esses alimentos são ricos em carotenoides.
As substâncias depositam-se na pele e têm ação antioxidante, por isso ajudam a prevenir os danos que o sol causa da pele. Pelo mesmo motivo, pesquisas também indicam que essas comidas ajudam a prevenir o câncer.

3) Sabonete correto

Para manter a pele hidratada, além de tomar água, comer legumes e alimentos ricos em carotenoides, é importante usar o sabonete correto. É isso mesmo, não basta só escolher o famoso “BBB” – bom, bonito e barato.
Procure produtos que sejam compatíveis com o seu tipo de pele, porém não use em excesso. É preciso também prestar atenção à temperatura da água, que deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *