Melhore a sua alimentação com 5 dicas fáceis
Atualmente, com a correria do dia a dia, muitas vezes ignoramos a importância que a alimentação tem. As suas refeições podem proporcionar mais saúde e mais qualidade de vida. Confira abaixo:
1) Dê preferência para “comida de verdade”
Você pode ter uma alimentação boa sem ingredientes inacessíveis ou restrições. Prepare alimentos simples, mas naturais, sem a adição de produtos ultraprocessados. Os alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por altos níveis de industrialização, com a adição de ingredientes como conservantes, óleos, gorduras, sal, açúcar, e até substâncias sintetizadas em laboratórios. Essa composição faz com que os valores nutricionais sejam baixos, enquanto as calorias são altas, uma combinação prejudicial à saúde.
2) Varie cores e tipos de alimentos
Não fique só em um alimento ou grupo alimentar. Mantenha uma dieta equilibrada e variada, sem excessos. Experimente novos sabores e texturas no seu prato. Você irá descobrir que gosta de outros alimentos.
3) Mude aos poucos
Aos poucos, tente reduzir o consumo de sal, óleos, gorduras e açúcar refinado em suas refeições diárias. Troque o refrigerante por um suco, um suco de caixinha por um natural e assim por diante. Gradativamente, seu paladar irá se acostumar com as mudanças. Pequenas alterações diárias fazem a diferença.
4) Frutas e vegetais
As verduras, legumes e frutas dão cor ao prato, são ótimas opções de lanches e ainda fontes de fibras, vitaminas e minerais. A boa notícia é que existe uma variedade grande destes alimentos.
5) Beba água
Por mais que possa soar repetitivo, esse é um item importante que muitos não seguem. A hidratação faz parte da nossa saúde e auxilia numa boa alimentação.
Comer bem não é uma tarefa difícil, mas um profissional de nutrição pode ajudar em uma reeducação alimentar ou se você deseja um objetivo específico.